quarta-feira, 29 de março de 2017

Governo inicia vacinação em massa contra a febre amarela em Salvador


Da Redação
Segundo a Coluna Satélite do Correio*, assinada por Jairo Jr, a descoberta de um macaco morto por febre amarela em Salvador levou governo do estado e prefeitura a iniciar, a partir desta quarta-feira (29), vacinação em massa para ao menos dois milhões de pessoas na capital.
A medida será anunciada em conjunto pelos chefes da Secretária Estadual (Sesab) e municipal de Saúde (SMS), Fábio Vilas-Boas e José Antônio Rodrigues Alves, em entrevista coletiva marcada para 15h de hoje. De imediato, foram disponibilizadas as primeiras 400 mil doses para Salvador.
Ontem, as preocupações da Sesab se confirmaram, quando testes realizados no corpo de um macaco por pesquisadores do Laboratório Central Professor Gonçalo Muniz (Lacen) identificaram a presença do vírus transmitido por mosquitos. Trata-se do terceiro animal oficialmente infectado pela doença no estado.
Público-alvo – Durante o anúncio do plano de urgência, Sesab e SMS vão detalhar o público-alvo da imunização contra febre amarela. Estão excluídos gestantes, recém-nascidos com até 6 meses de vida, idosos, pacientes imunodeprimidos, a exemplo de portadores de HIV e de enfermidades que debilitam o sistema imunológico, e pessoas com vacina válida, de acordo com critérios da Organização Mundial de Saúde. Segundo a coluna, outras 1,6 milhões de doses serão enviadas em caráter emergencial para Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário